Com a estrutura de documentos do Sistema Interno de Garantia da Qualidade o IPC pretende ter um sistema de gestão documentado. A produção de documentação não é um fim em si mesmo e por isso só devem ser produzidos documentos que têm potencialidade para acrescentar valor à realização das atividades da instituição. A documentação produzida deve ter como principal propósito suportar e apoiar a decisão da gestão das atividades de missão ou as de suporte, bem como, dotar a instituição de informação objetiva que permita demonstrar às partes interessadas intermas e externas que a sua atividade é realizada de forma consistente.

 

Normas de referência ao SIGQ do IPC

Referenciais para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior

https://www.a3es.pt/sites/default/files/Referenciais%20ASIGQ_PT_V1.2_Out...

Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area

https://enqa.eu/wp-content/uploads/2015/11/ESG_2015.pdf

 

Para informações sobre o que o Politécnico de Coimbra procura garantir com o Sistema Interno de Garantia da Qualidade  e como o faz siga o link  e para uma visualização otimizada descarregue o ficheiro.

 

PROMULGAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA POLÍTICA PARA A QUALIDADE

O Manual da Qualidade descreve o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ) implementado no POLITÉCNICO DE COIMBRA e os procedimentos que devem ser satisfeitos para o cumprimento das disposições estabelecidas pelos normativos nacionais e internacionais que regem o funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES). O POLITÉCNICO DE COIMBRA assume, através do seu SIGQ, uma política para a qualidade e para a melhoria contínua em todas as suas atividades comprometendo‐se, como tal, a:

1. Promover uma cultura de qualidade transversal aos seus eixos de missão: ensino e aprendizagem, investigação, envolvimento com a comunidade e internacionalização.

2. Fomentar o envolvimento e a participação das partes interessadas relevantes, internas e externas, auscultando as suas necessidades e expetativas de forma permanente e envolvendo-as também nos processos de reflexão para, em conjunto, catalisar a qualidade nas diferentes áreas de missão.

3. Promover uma cultura institucional de qualidade, de transparência, de autorresponsabilização e de prestação de contas, com base na autoavaliação regular e no subsequente controlo da implementação de melhorias.

4. Garantir as condições necessárias à atualização do SIGQ e manutenção da certificação pelos referenciais e normas estabelecidos como referência.

5. Promover uma cultura de boa gestão, assegurando a existência de normas internas para controlo das atividades funcionais da instituição e da gestão de riscos, garantindo uma atuação de acordo com os princípios da atividade administrativa.

6. Contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos diferentes domínios da Sustentabilidade: ambiental, económico e social, através da implementação e adoção de medidas estratégicas sustentáveis em todo o Politécnico de Coimbra e, essencialmente, da atuação na alteração de comportamentos e atitudes que assegurem, não só, o futuro da Instituição, mas também das gerações futuras.

O SIGQ do POLITÉCNICO DE COIMBRA é vinculativo a toda a oferta de cursos de primeiro e segundo ciclos, conferentes de grau de licenciatura ou mestrado, e aos cursos não conferentes de grau ‐ Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), bem como às atividades de investigação e desenvolvimento, à prestação de serviços à comunidade e à ação social. Como tal, é da responsabilidade de todos os colaboradores do POLITÉCNICO DE COIMBRA, o cumprimento das disposições plasmadas no presente Manual de forma a que este constitua uma base sólida para assegurar a eficácia do SIGQ instituído e a satisfação de todas as partes interessadas na prossecução da missão do POLITÉCNICO DE COIMBRA.

O Presidente do POLITÉCNICO DE COIMBRA, em conjunto com a sua equipa de gestão, assume o compromisso de cumprir e fazer cumprir as disposições do SIGQ, de acordo com as determinações constantes deste Manual que entra em vigor a partir da presente data.

 

Coimbra, 08 de novembro de 2018, com alteração de 03 de junho de 2022

O Presidente do POLITÉCNICO DE COIMBRA,

Prof. Doutor Jorge Manuel dos Santos Conde