Normas de referência ao SIGQ do IPC

Referenciais para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior

Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area

Para informações sobre o que o Politécnico de Coimbra procura garantir com o Sistema Interno de Garantia da Qualidade  e como o faz siga o link  e para uma visualização otimizada descarregue o ficheiro.

PROMULGAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA POLÍTICA PARA A QUALIDADE

O Manual da Qualidade descreve o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ) implementado no POLITÉCNICO DE COIMBRA e os procedimentos que devem ser satisfeitos para o cumprimento das disposições estabelecidas pelos normativos nacionais e internacionais que regem o funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES). O POLITÉCNICO DE COIMBRA assume, através do seu SIGQ, uma política para a qualidade e para a melhoria contínua em todas as suas atividades comprometendo‐se, como tal, a:

1. Promover uma cultura de qualidade transversal aos seus eixos de missão: ensino e aprendizagem, investigação, envolvimento com a comunidade e internacionalização;

2. Fomentar o envolvimento e a participação ativa das partes interessadas relevantes, internas e externas, no funcionamento da instituição, nomeadamente na definição e desenho dos procedimentos e processos;

3. Auscultar de forma permanente as necessidades e expetativas das partes interessadas relevantes procurando aumentar a satisfação das mesmas;

4. Procurar a transparência em todas as atividades desenvolvidas no âmbito do SIGQ;

5. Promover uma cultura institucional de qualidade e de autorresponsabilização com base na autoavaliação regular e no subsequente controlo da implementação de melhorias;

6. Garantir as condições necessárias à atualização do SIGQ e sua certificação pelos referenciais e normas estabelecidos como referência à construção do SIGQ;

7. Assegurar que as debilidades e oportunidades são identificadas, consideradas e controladas, aumentando a eficácia do SIGQ e a obtenção de melhores resultados institucionais.

O SIGQ do POLITÉCNICO DE COIMBRA é vinculativo a toda a oferta de cursos de primeiro e segundo ciclos, conferentes de grau de licenciatura ou mestrado, e aos cursos não conferentes de grau ‐ Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), bem como às atividades de investigação e desenvolvimento, à prestação de serviços à comunidade e à ação social. Como tal, é da responsabilidade de todos os colaboradores do POLITÉCNICO DE COIMBRA, o cumprimento das disposições plasmadas no presente Manual de forma a que este constitua uma base sólida para assegurar a eficácia do SIGQ instituído e a satisfação de todas as partes interessadas na prossecução da missão do POLITÉCNICO DE COIMBRA.

O Presidente do POLITÉCNICO DE COIMBRA, em conjunto com a sua equipa de gestão, assume o compromisso de cumprir e fazer cumprir as disposições do SIGQ, de acordo com as determinações constantes deste Manual que entra em vigor a partir da presente data.

Coimbra, 08 de novembro de 2018

O Presidente do POLITÉCNICO DE COIMBRA,